PROCEDIMENTOS BASICOS PARA MONTAGEM E SOLDA DE TANQUES

TIPOS DE JUNTAS SOLDADAS

Junta de Topo, com cordão duplo – Junta entre duas peças, topo a topo, dispostas aproximadamente no mesmo plano e soldadas em ambos os lados.
Juntas de Topo, com cordão simples – Com contra – chapa , junta entre duas peças, topo a topo, dispostas aproximadamente no mesmo plano , soldadas somente de um lado, usando – se uma tira, barra ou outro material como contra – chapa.
Juntas sobrepostas com cordão duplo – Junta entre duas peças sobrepostas, nas quais ambas as bordas são soldadas com solda de ângulo.
Junta sobreposta, com cordão simples – Junta entre duas peças sobrepostas, nas quais a borda de uma delas é soldada com solda de ângulo.

• RESTRIÇÕES SOBRE CORDÕES DE SOLDA E JUNTAS SOLDADAS

Os cordões de solda ponteada não podem ser considerados como tendo qualquer valor de resistência depois da estrutura terminada.
Juntas sobrepostas com cordão simples são permitidas somente nas chapas no fundo ou do teto dos tanques.

• FUNDO

• As Chapas do Fundo necessitam ser soldadas apenas na face superior com solda integral de ângulo em todas as costuras. As chapas sob o anel de base do costado devem ter as extremidades externas das juntas ajustadas e soldadas por sobreposição, a fim de formar apoio liso para as chapas do costado.

• As Chapas do Fundo unidas por juntas de topo devem ter as extremidades paralelas preparadas para solda de topo sem ou com chanfros em “ V “ , caso as chapas não sejam chanfradas, a abertura da base não deve ser menor do que 6,4mm ( ¼” ) . As soldas de topo devem ser feitas aplicando – se uma contra – chapa de, no mínimo, 3,2mm ( 1/8”) de espessura , ponteada com solda à face inferior de uma das chapas do fundo. As juntas no fundo do tanque , formadas por três chapas devem estar distanciadas de, no mínimo 300 mm uma da outra e, no mínimo 300mm do costado. A união entre as chapas do anel inferior do costado e as chapas do fundo deve ser executadas por meio de solda em cordões contínuos de ângulo, depositada em cada uma das faces da chapa do costado . A dimensão de tais cordões não deve ser superior a 12,7mm ( ½” ) nem inferior a menor das espessuras nominais das chapas do fundo ou do costado.

COSTADO

Para juntas soldadas de topo, a linha de centro deve ser considerada como sendo o eixo geométrico do cordão da solda e para juntas sobrepostas, como sendo a distância média entre dois cordões.

O costado do tanque deve ser projetado como tendo todas as chapas de aço na posição vertical. Em cada três anéis consecutivos as juntas verticais não devem estar em alinhamento, mas defasada de, no mínimo, 5 e sendo a maior das espessuras das chapas dos anéis em questão.

• TETO

As chapas do teto devem ser soldadas com solda de ângulo continua e não devem ser fixadas as vigas radiais.
As chapas do teto devem ser fixadas à cantoneira de apoio somente em sua parte superior por meio de solda de ângulo continua. A dimensão de solda deve ser de 4,7mm (3/16”) ou menos se assim for especificado.
COLUNAS DO TETO – As peças de ligação das vigas radiais ao costado do tanque devem ser soldadas a este; as guias de fixação das base das colunas devem ser soldadas ao fundo do tanque.

voltar